O Comércio varejista registrou desempenho positivo em novembro. A informação é do IBGE, que divulgou nesta terça (15) a Pesquisa Mensal do Comércio. Segundo as informações, o volume de venda do comércio no varejo saltou 2,9% em comparação a outubro.
Entre as oito categorias que compõem a análise, seis delas apresentaram crescimento. Destaque para a categoria de artigos de uso pessoal e doméstico, que subiu 6,9% em novembro. Segundo a publicação, as promoções da Black Friday puxaram esse crescimento.
Se avaliar o desempenho de novembro de 2018 com o mesmo mês de 2017, o crescimento chegou a 4,4%. O acumulado do ano passado até novembro alcançou um crescimento de 2,5%, enquanto nos últimos 12 meses, a alta registrada é de 2,6%.
Já na análise do comércio varejista ampliado, que também observa a atividade de veículos, motos, peças e material de construção, o avanço é de 1,5% entre novembro e outubro. Essa categoria tem crescimento ainda maior quando comparado com o mesmo período de 2017: 5,8%.
Reportagem, Raphael Costa