O avião presidencial que levou Jair Bolsonaro de Brasília para São Paulo pousou no Aeroporto de Congonhas às 12h02 deste domingo (27). O presidente da República foi direto para o Hospital Israelita Albert Einstein, onde será operado na segunda-feira (28) para a retirada da bolsa de colostomia.
Bolsonaro deu entrada no hospital às 12h39. Ele se reúne com médicos e, logo depois, inicia os exames pré-operatórios.
Acompanham o presidente a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, assessores e seguranças.
A nova cirurgia de Bolsonaro deve durar aproximadamente quatro horas e será realizada a fim de retirar a bolsa de colostomia que ele usa desde setembro do ano passado, quando foi esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).
Assim que o procedimento cirúrgico for iniciado, o vice-presidente Hamilton Mourão assumirá a Presidência e ficará à frente do Planalto por pelo menos 48 horas, período em que Bolsonaro terá de ficar descansando após a operação.
O capitão quer reassumir a Presidência logo após esse período. Ele planeja fazer despachos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde ficará em contato com ministros e integrantes do governo. A expectativa é que ele fique no Hospital Albert Einstein por 10 dias.
Esta será a terceira cirurgia a que Bolsonaro será submetido após ter sido atacado com um facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro.