“A autonomia tem como principal objetivo proteger a instituição universitária. A difícil relação do conhecimento com os poderes instituídos fez com que a luta pela conquista e manutenção da autonomia universitária tenha acompanhado a história”. Essa declaração foi dada pelo professor e palestrante Paulo Gabriel Soledade Nacif, durante a Aula Magna que marcou o início do semestre 2019.1 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A programação ocorreu na segunda feira (18), no Anfiteatro do campus universitário.
Acerca do tema escolhido para o evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou “ser de grande pertinência já que, a luta pela autonomia dos poderes constituídos fez parte do nascedouro e desenvolvimento das universidades em todo o mundo”. Na oportunidade, o reitor desejou boas-vindas aos estudantes e os convocou para lutar, de forma constante, a favor da Uefs.
Além do reitor, a mesa de abertura foi composta pela professora Norma Lúcia Fernandes, vice reitora da Uefs, Maria Rita Suzarte, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA-Uefs), professor André Uzêda, representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), e Márcio Gomes, membro da Secretaria Estadual de Educação e representante do governador Rui Costa.
Assessoria de Comunicação Social da Uefs