O Estádio Roberto Santos (Pituaçu) está pronto para receber as delegações da Colômbia, Venezuela, Paraguai e Chile, que irão disputar a Copa América. A competição será iniciada na próxima sexta-feira (14) e segue até o próximo dia 7 de julho. Na Arena Fonte Nova, a primeira partida será o confronto entre Argentina x Colômbia, no sábado (15), às 19h.
A seleção da Colômbia realizou o primeiro treino em Pituaçu na tarde desta terça-feira (11). Atletas como o volante Cuellar (Flamengo), o meia James Rodríguez (Bayern de Munique) e os atacantes Falcao García (Monaco) e Luis Muriel (Fiorentina) fizeram o primeiro treino com bola, visando à partida de sábado (15).
Centro de treinamentos durante a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, o Estádio de Pituaçu foi bem avaliado por membros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que estiveram na capital baiana para escolher o equipamento.
Para atender às recomendações técnicas da Conmebol, a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pela gestão do equipamento, cuidou de todos os detalhes, garantindo a qualidade do gramado (considerado um dos melhores do Brasil) e todo conforto e segurança necessários para as equipes visitantes.
Outros CTs
Além de Pituaçu, o Barradão e o CT da Toca do Leão, ambos do Vitória, e o Fazendão, do Bahia, foram disponibilizados para que as seleções façam as suas atividades de treino. Além disso, os treinos oficiais vão ser realizados na Fonte Nova, nas vésperas dos duelos.
Após 30 anos sem sediar a Copa América no Brasil, cinco jogos serão disputados em Salvador, sendo quatro na primeira fase e um das quartas de final. No dia 18, o Brasil vai receber a Venezuela, às 21h30. Os outros jogos programados em Salvador na fase de grupos são: Equador x Chile, no dia 21, às 20h, e Colômbia x Paraguai, no dia 23, às 16h.
Fonte: Ascom/Sudesb