“Fiquei muito surpreso e satisfeito também”, conta orgulhoso o representante comercial, Geilton Bahia, pai de uma garotinha que escolheu Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil na Bahia, como tema da própria festinha de oito anos de idade.
Ester Bahia mora com os pais em Feira de Santana. Nenhuma princesa ou super-heroína das histórias fictícias causou tanta admiração em Ester quanto Maria Quitéria, heroína da vida real e que também é natural de Feira de Santana. Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a ser reconhecida como parte das forças armadas do país.
“Eu achei muito interessante uma menina de oito anos que tem outras possibilidades de tema para escolher e ela escolheu uma super-heroína regional. Quando ela conheceu a história, ela leu o livro, se interessou em querer homenageá-la. Todo mundo perguntava se eu tinha feito a imposição da escolha do tema e eu disse que não”, revelou a mãe de Ester, a enfermeira Auriceia Bahia.
A menina completou oito anos em 28 de maio deste ano e conta porque decidiu por um tema incomum no mundo infantil.
“Ela [Maria Quitéria] foi para a guerra e se não fosse ela, as mulheres não poderiam nada”, disse a garotinha.
O pai de Ester, Genilson Bahia, diz que esperava que a menina escolhesse algum tema infantil. “Ela gosta muito da Turma da Mônica e eu pensei que ela ia sugerir esse tema e de repente, [ela escolheu] a nossa heroína”, disse .
Agora, as lembranças da festinha de oito anos fazem parte da decoração do quarto da garotinha.