Um enxame, na praça Bernardino Bahia, foi removido por uma equipe da Secretaria de Agricultura, da Prefeitura, especializada na execução deste serviço. A ação, por segurança, foi realizada na manhã de domingo, 14, porque o fluxo de pessoas nos outros dias da semana é grande. A área foi isolada.
Como as abelhas estavam numa posição que necessitava cuidados adicionais, o planejamento para a intervenção demorou alguns dias.
“O enxame estava num galho posicionado acima do coreto. Daí os cuidados e manejo específicos”, disse Antônio Joel, da Seagri. “Tudo foi realizado com tranquilidade, obedecendo as técnicas”.
A reclamação de moradores com relação a exames em residências é feita à Prefeitura ocasionalmente. Mas, diz Antônio Joel, as pessoas devem evitar contato com os insetos.
Tampouco colocar pano queimando para espantá-las e as crianças não devem usar vara para tocá-las, situação que irrita os insetos, que partem para o ataque.
“Elas (as abelhas) podem atacar e caso a pessoa seja alérgica à picada terá a situação de saúde complicada”. Em casos mais graves, a inoculação do veneno pode resultar em choque.
Em caso de necessidade deste tipo de serviço, os cidadãos devem entrar em contato pelo Fala Feira 156 e informar o endereço.
Os enxames são levados para apiários locais ou doados para apicultores da zona rural, membros de associações destes produtores. O enxame é entregue em caixas específicas para o manejo destes insetos.