Neste mês de julho, cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participaram do primeiro Encontro de Formação Continuada. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a atividade foi realizada em Salvador e, simultaneamente, em 12 Polos Formativos, alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
“Das 1.789 respostas que nos foram enviadas até hoje, mais de 90% avaliaram nosso encontro formativo como excelente ou bom. Isso nos traz uma felicidade muito grande, pois estamos somente no início deste caminho da Formação Continuada no Estado da Bahia”, informou a diretora-geral do IAT, Cybele Amado. “Sabemos que existem muitos desafios para que a Formação Continuada realmente se instaure como uma cultura na rede estadual, mas este trabalho segue crescente e isso nos anima”, acrescentou.
A agenda de formação prossegue até o fim do ano. Esta é a terceira etapa do Plano de Formação, que foi antecedida por encontros de formação para os formadores e pela fase de escuta e escrita colaborativa. O Plano de Formação Continuada tem como objetivo fortalecer a aprendizagem na rede estadual por meio da qualificação dos profissionais da educação.
“Essa proposta de formação mensal é de um valor inestimável. É um momento de construção, de crescimento e troca de experiências. Colocar a coordenação como dupla gestora, a direção e a área pedagógica juntas é muito valioso, pois a escola pode trabalhar de forma coletiva. Pudemos conhecer todo o processo de formação e entender mais como irá funcionar o sistema de avaliação, o SABE”, celebrou a coordenadora pedagógica Andréa Trindade, do Instituto de Educação Gastão Guimarães, de Feira de Santana.
A gestora Regina Borja, do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos, também destacou que “esta formação vem com a intenção de fortalecer a gestão e essa relação da dupla gestora. Neste momento, precisamos desse alicerce, não apenas enquanto conhecimento, mas principalmente da valorização do profissional. A todo momento precisamos rever nossa prática pedagógica, nossos conceitos e trocar experiências entre as escolas, que é um momento muito rico”.
Fonte: Secretaria Estadual da Educação