O candidato ao posto de procurador Geral da República por fora da lista tríplice, Augusto Aras, se reuniu na noite de segunda-feira (22) com o presidente Jair Bolsonaro. O repórter cinematográfico Raimundo Batista, da TV Globo, registrou o momento em que Aras deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O encontro não estava previsto na agenda oficial do presidente, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social.
Aras não se manifestou sobre o encontro para TV Globo. Ele já havia se encontrado com o presidente em maio deste ano. O subprocurador Regional da República, que é baiano, discorda da indicação para o posto através da lista tríplice formada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Em junho deste ano, a ANPR elegeu os três nomes que serão encaminhados para escolha de Bolsonaro. Os nomes eleitos foram: Mário Bonsaglia, Luiza Fricheinsen e Blaul Dalloul.
Pela Constituição Federal, o presidente pode escolher um nome por fora da lista, já que ela não é obrigatória. O mandato de Raquel Dodge como procuradora Geral da República acaba em setembro. Ela não disputou uma vaga na lista, mas já se declarou “à disposição” de Bolsonaro para ser reconduzida. O presidente sinaliza que deve indicar o novo procurador até o dia 17 de agosto.