O Vitória está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (20), o Leão venceu o Ceará por 2×1, no Barradão, e chegou a sete pontos, momentaneamente em 10º lugar – podendo cair no máximo até 16º até o desfecho da sexta rodada. Wallyson e Neilton marcaram os gols rubro-negros e Wescley diminuiu para os visitantes.
Wallyson e Neilton foram decisivos não só por fazerem os gols, mas também por criá-los. No primeiro, marcado aos 20 minutos, Neilton deu um passe de primeira que rasgou a defesa cearense e deixou Wallyson na cara do goleiro Everson. Ele deu um toque no canto e abriu o placar.
O gol garantiu vantagem parcial até o intervalo. No segundo tempo, porém, quando a partida parecia sob controle, o Ceará empatou através de seu jogador mais perigoso ao longo do jogo. Aos 30, Wescley pegou rebote de uma falta afastada pela defesa do Vitória e, de fora da área, venceu o goleiro Elias, estreante do dia. Ele ganhou a posição de Caíque, que não foi levado nem para o banco de reservas.
O lamento rubro-negro durou pouco tempo. Nove minutos depois, Wallyson encontrou Lucas Fernandes em posição legal na área e o atacante, embora não tenha finalizado nem tocado para Neilton, que acompanhava a jogada, acabou derrubado por Everson. Pênalti que Neilton bateu e colocou o Leão novamente na frente.
Ainda deu tempo de ter mais dois lances de emoção nos minutos. Um com Guilherme Costa, que Everson defendeu à queima-roupa, e outro do Ceará, que o centroavante Elton, ex-Vitória, recebeu frente a frente com Elias e isolou, aos 49 minutos.
Foi o segundo triunfo seguido do Vitória na atual Série A e o primeiro diante de sua torcida. Com um pouco mais de tranquilidade, o Leão volta a pensar na Copa do Nordeste. Quinta-feira (24), enfrenta o Sampaio Corrêa no jogo de volta das quartas de final, no Barradão. Como perdeu em São Luís por 3×0, precisa ganhar por quatro gols de diferença. Se devolver os 3×0, leva a decisão para os pênaltis. Na véspera, o Ceará recebe o CRB, também pelo regional, após 3×3 em Maceió.
As equipes só voltam a jogar pelo Brasileirão no fim de semana. O Vitória visita o Botafogo domingo (27), no Rio de Janeiro, mesmo dia em que o Ceará recebe o Grêmio, em Fortaleza.