Há cerca três anos, dona Heloísa Machado[foto acima], 78 anos, frequenta o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, onde participa das aulas de artesanato, dança de salão e educação física. Na manhã de sábado, 17, seus olhos brilhavam de emoção e ela era só sorriso. O motivo? A inauguração da sede própria do equipamento, local considerado por dona Heloísa como sua “segunda casa”.
“Pelo menos três a quatro vezes na semana estou no Centro de Convivência participando das atividades. Aqui eu me distraio, tenho amigos e sou bem acolhida. Me sinto feliz! Por esse grupo tenho um carinho especial, pois somos uma família”, relatou dona Heloísa.
As instalações do equipamento municipal foram inauguradas pelo prefeito Colbert Martins Filho e contou com as presenças da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, além de secretários municipais e outras lideranças políticas.
Também matriculada no Centro de Convivência, a aposentada Estelita Correia, 75 anos, revelou o seu prazer em frequentar o equipamento e ao observar a nova estrutura, mais ampla, confortável e moderna, disse que terá “um ambiente ainda mais acolhedor para suas manhãs”.
“Que alegria acompanhar essa inauguração e testemunhar o quanto o Dona Zazinha tem feito bem para a minha saúde, como para outros idosos. Hoje sou muito mais disposta e feliz, porque com esse grupo eu exercito a minha mente e o meu corpo, através das atividades que me são proporcionadas”, contou dona Estelita que há oito anos frequenta o equipamento.
Investimentos
Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na construção do novo espaço, cuja estrutura vai permitir ampliar a capacidade de atendimento de 650 para 1.500 pessoas, bem como a oferta de novos serviços que elevam a qualidade de vida dos idosos.
O equipamento dispõe de refeitório, sala de massagem, cozinha, despensa, baterias de sanitários masculinos e femininos, duas salas para atendimento técnico, primeiros socorros, salão de beleza, salão de jogos, sala de atividades, sala para equipe multidisciplinar, academia completa, laboratório de informática, além da piscina e vestiário.
Filha da homenageada, a professora Sônia Maria Cerqueira Ferreira, 82, falou da emoção da família ao participar daquele ato e das características de Dona Zazinha. “Essa inauguração representa o reconhecimento por tudo que ela fez: uma pessoa solidária, bondosa e altruísta”.
O Centro de Convivência está situado na rua Itacarambi, transversal da rua Macário Cerqueira, bairro Muchila, vizinho ao Centro Municipal de Cultura Maestro Miro.