A 44ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), ocorre até o dia 8 setembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva, e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está presente no evento com o stand “Espaço Agro Saber”. O público visitante tem acesso a exposições de tecnologias aplicadas à região do semiárido, como adubação verde, compostagem, horta urbana, forrageiras alternativas, plantas medicinais, plantio da palmas, e também pode tirar dúvidas e trocar experiências com estudantes e professores da Universidade.
A organização do stand é promovida pela área de conhecimento de Agronomia da Uefs, com coordenação dos professores Adriana Queiroz, Daniel Dias, Elaine Rodrigues e Gilberto Mendonça. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O professor Gilberto Mendonça acredita que a procura da comunidade ao stand fortalece o papel da universidade pública. “A cada ano a participação da Universidade está ficando mais bacana. Com a criação do curso de Agronomia a gente começou a ter o que mostrar e queremos que as pessoas vejam, então é uma oportunidade de dar visibilidade ao que é produzido na Uefs e à própria instituição”, completou.
De acordo com o docente, mais de 40 monitores do curso de Agronomia estão participando da atividade e, nos três primeiros dias da Expofeira, cerca de 20 escolas e muitos produtores rurais já visitaram o Espaço Agro Saber.
Milena Aparecida Cerqueira, graduanda de Agronomia da instituição, vê como positiva a troca de informações com os produtores. “O produtor tem a experiência, mas não tem conhecimento das técnicas sobre solo. É interessante ter esse contato por poder levar informações e também aprender com eles”, afirmou a estudante.
Ticiane Oliveira, que também cursa Agronomia, crê na relevância do contato com pequenos produtores porque o curso da Uefs é voltado justamente para agricultura familiar.
Esse ano o “Espaço Agro Saber” foi montado num espaço mais amplo e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Fonte: Secom Bahia