O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, de 56 anos, foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na noite desta quarta-feira (11). Até as 12h20 desta quinta, ele continuava no hospital fazendo exames.
Por volta das 10h20, a assessoria do ministério confirmou a internação ao G1, mas não informou o motivo da ida ao HFA.
“Estou no hospital, mas não preciso ficar internado por ora”, escreveu o ministro em mensagem enviada à colunista Andréia Sadi por volta das 10h35. “Nada de infarto. Ontem (quarta) não passei bem à tarde e me escalaram para fazer consultas e exames hoje (quinta).”
O G1 aguarda resposta do HFA.
Ausência na Câmara
Marcos Pontes era esperado nesta quinta na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, para uma audiência sobre a exoneração de Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A audiência será remarcada.
A notícia da internação foi dada pelo deputado que presidia a mesa, Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Ele afirmou: “Nós estamos com um problema, o ministro Marcos Pontes foi internado no Hospital das Forças Armadas por um problema de saúde. Nós estamos aqui com a equipe técnica do ministério”.
Na mesma sessão, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) disse: “Nós sabemos que foi um motivo de força maior a não vinda do ministro. Um mal súbito, que o ministro inclusive está internado. Estimamos que o ministro melhore o mais rápido possível”.
Ricardo Salles
A internação de Marcos Pontes é a segunda de um ministro de Estado no Hospital das Forças Armadas em 15 dias. Em 27 de agosto, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu entrada na Unidade de Emergência “com quadro de mal estar”. Ele recebeu alta no dia seguinte.