Pelo décimo segundo ano consecutivo a Princesa do Sertão sedia um dos maiores eventos de democratização do acesso às linguagens artísticas e formação de leitores da região Nordeste. A Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) teve início, oficialmente, no fim da tarde desta terça-feira (24).
Segundo o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor Evandro do Nascimento, o evento tem a capacidade de contribuir na formação de pessoas. “Formar leitores significa construir sujeitos que melhorarão o mundo. É uma oportunidade para a população feirense ter acesso a bens culturais como teatro, cordel, música e a própria literatura”, disse.
Na cerimônia de abertura da Flifs, Jerônimo Rodrigues, secretário estadual de Educação, destacou que é fundamental perceber a maturidade com que a Uefs vem trabalhando. “A Instituição organiza há doze edições uma Feira que consegue extrapolar os muros e articular com o comércio local, com a Arquidiocese, para além dos artistas, editoras, Governos Municipais e Governo do Estado. A Flifs repercute para comunidade feirense e do Portal do Sertão, repercute também dentro das escolas estaduais e municipais e para nós esse é o grande salto”, afirmou o secretário.
A pró-reitora de Extensão da Uefs, professora Rita Brêda, assegurou que a realização dessa edição da Flifs é uma grande alegria. De acordo com ela, são doze anos de atividades, um projeto construído por muitos parceiros, cada vez mais consolidado e com maior apoio da população. “A expectativa é que 70 mil pessoas visitem o espaço”, lembrou.
Já Eliana Mota, coordenadora da Flifs afirmou que a comissão organizadora sempre pensa no dever de ofertar aos jovens e crianças o acesso aos livros e a todo acervo cultural.
A importância da Feira do Livro também foi destacada, durante a cerimônia de abertura, pelo prefeito Colbert Martins e pelo arcebispo Dom Zanoni Dementtino. Representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) também prestigiaram a atividade.
A programação de abertura da 12ª Flifs foi encerrada com o espetáculo “Sarau do Poeta”, no Teatro do Sesc/Centro. A apresentação cultural encantou o público com música e poesia que relembraram artistas consagrados da Bahia, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Gregório de Mattos e Castro Alves.
As atividades da Feira do Livro acontecem até o próximo domingo (29). Das 8h às 21h o público poderá acompanhar uma programação diversa que inclui apresentações teatrais, contações de histórias, oficinas, mesas de conversas e muito mais. Confira AQUI todos os detalhes.
Assessoria de Comunicação Social da Uefs