O ciclo das atividades formativas complementares oferecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, aos professores da Rede Municipal chegou ao fim nesta quinta-feira, 28. Pelo Ensino Fundamental, as disciplinas de Artes e Educação Física foram debatidas no último encontro. Já pelo Ensino Fundamental II, foram os professores de Ciências e Matemática quem encerraram as atividades.
O mês de novembro foi marcado por formações em espaços diferentes para os professores do Ensino Fundamental I. O Núcleo de Alfabetização de Feira de Santana, setor da Secretaria de Educação, buscou parcerias com o Museu de Arte Contemporânea e o Ginásio Municipal de Esportes para a realização de oficinas formativas – elas aconteceram em quatro dias diferentes.
As formações de Artes foram conduzidas pela formadora Neidivan de Jesus Santos. Ela buscou possibilitar a discussão sobre o ensino da música como área de conhecimento integrada as outras artes, de forma articulada a diferentes áreas do conhecimento. Já em Educação Física, as professoras Tatiana Moraes e Arita Souza da Silva conduziram os professores na experimentação e fruição de diversos tipos de esportes identificando seus elementos comuns e criando estratégias para sua execução em sala de aula.
O último encontro registrado nas formações para professores de Ciências das turmas de Ensino Fundamental II foi permeado por um debate sobre a própria disciplina e o seu conteúdo – o que deve ser alterado, mantido ou excluído. O momento também serviu de espaço para avaliação dos debates ocorridos ao longo do ano e para pensar acerca do que deve ser discutido em 2020. As atividades formativas são estimuladas pela gestão do prefeito Colbert Martins Filho.
Fonte: Secom Feira de Santana