O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou, nesta quarta-feira (20), a distribuição de 10 mil máscaras de tecido reutilizáveis e 6 mil litros de álcool a 70% para comerciantes do Centro de Abastecimento de Feira de Santana. O objetivo é oferecer mais segurança para as atividades de comércio realizadas no local, devido à pandemia do novo Coronavírus. A ação segue até quinta-feira (21) e faz parte da força-tarefa coordenada no estado pelas secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR).
“Esta ação é muito importante no sentido de evitar que o local seja foco de transmissão da Covid-19. Este é um centro importante para o abastecimento das famílias, então a distribuição destes itens fortalece o combate ao Coronavírus, ao tempo em que oferece mais segurança tanto para os comerciantes como para os clientes”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
Segundo a major BM Laísa Garcia Nonato, que está respondendo pelo comando do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, 16 bombeiros militares participaram da distribuição. “Estamos realizando esta ação de forma coordenada com a associação dos comerciantes do Centro de Abastecimento. Nossa orientação foi no sentido deles continuarem trabalhando normalmente, enquanto realizamos a ação de distribuição dos materiais, para que não haja nenhuma aglomeração ou filas”.
As máscaras distribuídas foram adquiridas a partir de um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR. De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, o propósito é promover, dentro do que foi determinado pelo Governo do Estado, condições de saúde e higiene para que o centro de abastecimento de Feira de Santana e as feiras que estão ocorrendo em todo estado tenham os equipamentos de proteção.
“Queremos ajudar para que essa atividade tão importante aconteça dentro dos protocolos que a Secretaria de Saúde determina. Por isso, nosso esforço para que essas feiras aconteçam dentro das condições sanitárias estabelecidas, como distanciamento, barracas padronizadas e equipamentos de segurança, que incluem a doação de máscaras, de 10 milhões de máscaras, produzidas pelos 603 empreendimentos que foram habilitados pelo edital da CAR”, afirma Josias Gomes.
Fonte: Ascom/Seplan