A pandemia do coronavírus fez com que o número de mulheres doadoras de leite materno diminuísse em Feira de Santana. Mesmo assim, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher continua funcionando e tem estoque atual de 139 litros – a coordenação do local espera que o volume até o final de maio chegue a 140 litros.
Até o momento, a unidade do Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Para esses bebês e até os seis meses de vida, o leite materno é o único alimento que é recomendado, ele possui todos os nutrientes necessários para a criança e possui e substâncias que protegem de infecções respiratórias, alergias e diarreias, além de diminuir a chance de a criança desenvolver doenças crônicas no futuro.
O pesquisador e presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida, explica que o leite materno doado é importante para o desenvolvimento imunológico de recém-nascidos.
“O leite humano tem substâncias ímpares dentro dele. O leite humano tem substâncias que protegem, o leite humano tem substâncias de imunomodulação. E o que é imunomodulador? Aumentam a resistência do organismo. Têm substâncias que promovem o crescimento facilitado do bebê e da criança.”
A mãe Roseane Cristina se tornou doadora há cerca de dois meses. Por produzir muito leite materno, ela resolveu doar para os Bancos de Leite Humano e assim ajudar os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais e que não podem ser amamentados por suas mães. Roseane faz um apelo para que as mulheres lactantes e que podem doar continuem doando leite materno.
“Você que é mãe, sabe a importância que tem o leite materno nesses primeiros dias de vida de uma criança. Então você que está em casa, que tem seu filho em seus braços, que tem o prazer e o privilégio de amamentá-lo, ajude aquelas mães que estão em hospitais, que estão afastadas de seu filho por algum motivo, que não tem esse mesmo privilégio de amamentá-lo.”
O atendimento no Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Feira de Santa está ocorrendo normalmente. Qualquer mãe que esteja amamentando e possa doar o seu leite pode entrar em contato com o hospital. A coleta domiciliar ocorre todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, e no período da tarde ocorre o cadastramento em domicílio.
A unidade está localizada na Rua da Barra, número 705, no Jardim Cruzeiro, e funciona de segunda a sábado, das sete da manhã às sete horas da noite. O telefone de contato é o 75 3602-7156.
Em Feira de Santana, há também o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança – o local é o Centro de Referência do estado e fica na avenida Eduardo Fróes da Mota. A unidade abre todos os dias da semana, das sete da manhã às sete da noite.
Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. Segundo o Ministério da Saúde, dependendo do peso da criança, um mililitro é o suficiente para nutri-la a cada vez que for alimentada.
Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.
Fonte: Thiago Marcolini