Os índices apresentados nos últimos três dias em relação ao isolamento social em Feira de Santana não chegaram no mínimo admitido pelo Ministério da Saúde, que é de 50%. Os números que demonstram baixa adesão da população entre os dias 29 de junho e 1º de julho. (confira os números no documento anexado no final dessa matéria)
Na segunda-feira, 29, se apresentou o menor índice, com 44,3% de isolamento social. No dia seguinte houve um pequeno aumento, chegando a 45,2%. Na quarta-feira, foi de 45,3%.
Os gráficos mostram que o município só consegue chegar ao mínimo admitido nos finais de semana. No último domingo, 28, por exemplo, o índice foi de 50,7%. Isso também por conta do trabalho da Força Tarefa instalada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que evita aglomerações pela cidade.
O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. O município ainda não conseguiu alcançar a taxa considerada satisfatória, mesmo como todas as recomendações do Governo Municipal e as ações de fechamento do comércio e força tarefa de combate a aglomerações.
O monitoramento tem sido feito nas grandes cidades brasileiras desde a adoção da campanha pelo isolamento social (fique em casa!) para evitar aglomerações durante o período de pandemia do coronavírus no país.
A tecnologia é executada a partir de dados fornecidos pelas grandes operadoras de telefonia celular no país (Claro, TIM, Oi e Vivo). O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.
Secom Feira de Santana