Em um novo decreto municipal, a prefeitura de Feira de Santana, autorizou o funcionamento do comércio sem o escalonamento de abertura lojas. No primeiro dia da medida, na terça-feira (28), teve aglomeração e muitas pessoas sem usar máscara.
O comércio de Feira de Santana fechou pela primeira ainda março. Depois de reabrir várias vezes de forma escalonada, o comércio da cidade, agora, voltou a funcionar de vez com todas as lojas abertas de segunda a sábado. O escalonamento de dias acabou, o que muda são os horários. Alguns espaços funcionam das 8h às16h, outros de 9h às 17h.
Segundo informou o prefeito Colbert Martins, a suspensão do escalonamento de abertura dos estabelecimentos ocorreu por conta da maior quantidade de vagas disponíveis nos leitos de UTI na cidade.
“Nós temos segurança nas internações hospitalares e nos leitos disponíveis. Portanto, nos permite que venhamos a fazer este novo tipo de mudança, com escalonamento de horários, abertura em maior quantidade de estabelecimentos”, disse.
No Feiraguay, uma das principais feiras do município, a dinâmica mudou. Antes funcionavam apenas os boxes ímpares em um dia e os pares em outro. Com o novo decreto, todas os boxes podem funcionar ao mesmo tempo, mas nos horários determinados pela prefeitura: das 8h às16h e de 9h às 17h.
Como na Feiraguay os corredores são estreitos, foi inevitável a grande movimentação, com pessoas passando bem próximas umas das outras. No centro da cidade, a situação foi parecida.
Por causa da grande movimentação de pessoas e de uma obra de requalificação, o cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a Senhor dos Passos, uma das principais da cidade, estava com o trânsito bem engarrafado.
Apesar de Feira de Santana ter tido uma terça-feira chuvosa, as ruas estavam movimentadas. De modo geral, muitos estavam usando máscaras, mas alguns ainda insistem em desrespeitar a medida de segurança. Nas lojas, entre os cuidados, quase todas exigem que os clientes entrem apenas se estiverem usando máscara.
Fonte G1 Bahia