O Bahia garantiu vaga na final do Campeonato Baiano. Neste domingo (2), em Pituaçu, o Tricolor empatou em 2 a 2 com o Jacuipense, em Pituaçu.
Jadson e Jeferson Douglas marcaram os gols do time de Salvador. Rafael Bastos e Raniele fizeram para o Leão do Sisal.
Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o Esquadrão fez valer o direito da vantagem para se classificar com o empate. O time de Riachão do Jacuípe precisava vencer por três ou mais gols de diferença, para ficar com a vaga, ou por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis.
PRIMEIRO-TEMPO
A primeira boa chance do primeiro tempo foi do Jacuipense. Aos 13 minutos, Wesley recebeu passe na entrada da área, mas em vez do passe para Elias, que estava livre, tentou o chute de mandou ao lado do gol.
O Bahia respondeu sete minutos depois, Saldanha recebeu na área, cortou o marcador, mas chutou em cima de Railon.
Já aos 35, o Tricolor não desperdiçou. Saldanha lançou Jadson, que invadiu a área e chutou forte para abrir o placar.
Dois minutos depois, o Esquadrão perdeu mais uma chance de aumentar. Saldanha ficou livre na área, mas chutou para fora.
O mesmo Saldanha também desperdiçou a última boa chance da etapa inicial. Aos 46, o atacante recebeu sozinho mas, na cara do gol, chutou em cima de Luan.
SEGUNDO-TEMPO
Na segunda etapa, o Leão do Sisal também teve a primeira chance. Aos nove minutos, após bola levantada na área, Thiaguinho desviou de cabeça e assustou o goleiro Mateus Claus.
Aos 14, o Bahia tentou a resposta com Marco Antônio. O meia arriscou chute de longe, a bola desviou na zaga e passou perto do gol.
Aos 22 minutos, o Tricolor perdeu uma grande oportunidade. Em contra-ataque, Marco Antônio recebeu livre, invadiu a área sozinho, mas também chutou em cima de Luan.
A resposta do Jacuipense foi certeira, um minuto depois. Em cobrança de falta com categoria, Rafael Bastos acertou o canto de Mateus Claus para empatar.
Aos 26, o Jacupa quase virou. Rafael Bastos chegou batendo da entrada da área e tirou tinta da trave.
Três minutos depois, Luan evitou o segundo do Bahia. Jeferson Douglas cobrou falta no ângulo, e o goleiro foi buscar com uma bonita defesa.
No lance seguinte, foi o Jacuipense que quase fez o segundo. Thiaguinho recebeu livre na área e tentou o chute. Mateus Claus espalmou e, no rebote, o próprio Thiaguinho pegou mal e chutou para fora.
O castigo veio dois minutos depois. Jeferson Douglas recebeu passe na área e tocou no saída de Luan para fazer o segundo gol do Bahia.
Mas, não deu tempo para comemorar. Aos 34, Raniele pegou um rebote de primeira e acertou o ângulo de Mateus Claus para empatar novamente e evitar uma nova derrota.
Bahia 2 x 2 Jacuipense
Campeonato Baiano – Semifinal (Jogo de volta)
Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 02/08/2020
Horário: 16h
Arbitragem: Eziquiel Sousa Costa (CBF). Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (CBF) e Carlos Eduardo Bregalda Gussen (CBF)
Cartões amarelos: Jadson, Elton (BAH); Rafael Bastos (JAC)
Gols: Jadson, Jeferson Douglas (BAH); Rafael Bastos, Raniele (JAC)
Bahia
Mateus Claus; Nino, Wanderson, Ernando e Zeca; Ronaldo, Elton (Edson), Jadson e Daniel (Alesson); Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.
Jacuipense
Luan; Paulinho (Lucas), Matheus, Railon e Radar (Vicente); Raniele, Eudair (Rafael Bastos) e Mauri (Danilo Rios); Wesley, Thiaguinho e Elias (Juninho). Técnico: Jonilson Veloso.
Atlético perde para a Juazeirense, mas enfrenta o Bahia na final
O Atlético será o adversário do Bahia na final do Campeonato Baiano. O Carcará foi derrotado pela Juazeirense, neste domingo (2), por 2 a 0, mas ficou com a vaga na decisão.
No jogo de ida, o time de Alagoinhas venceu o Cancão de Fogo por 4 a 1 e se classificou com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença.
O time de Juazeiro teve a chance de levar a decisão da vaga para os pênaltis, mas, no final da partida, o atacante Nino Guerreiro desperdiçou uma cobrança de pênalti e o rebote que garantiria um 3 a 0 no placar.
A Federação Bahiana de Futebol ainda não divulgou as datas da final entre o Esquadrão e o Carcará.
Fonte: Galáticos