Apesar dos relatos de moradores de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, sobre um suposto tremor de terra na cidade no início da noite desta quarta-feira (19), o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e a Defesa Civil Nacional não detectaram nenhum abalo de magnitude alta que possa ter provocado danos na região.
Através das redes sociais, várias pessoas contaram que houve um forte barulho e um tremor que balançou até móveis nas casas dos cachoeiranos. A Ladeira da Cadeia teria sido um dos lugares em que o fenômeno foi mais intenso. Internautas chegaram a levantar diversas possibilidades, a exemplo de problemas com a Barragem de Pedra do Cavalo ou até a movimentação de placas tectônicas.
Em nota, a prefeitura de Cachoeira disse que também entrou em contato com a Votorantim Energia, empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo, e foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento da usina nos últimos dias.
Apesar disso, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e a Defesa Civil Nacional ressaltaram em nota que “se houve um terremoto, foi pequeno e não foi possível registrá-lo. Confira a nota na íntegra:
“Foi feita uma busca entre os dias e horários 19/Ago, 15h, (local) e 20/Ago, 3h (local), e não encontramos nenhum evento ocorrido em Cachoeira-BA. A cobertura de estações é pobre e a mais próxima é NBLA a 2.1 graus (mais de 200 km), as outras mais próximas são NBPN, NBIT e CMC01 com distancias até 3 graus (cerca de 300 km). Com essa cobertura é possível detectar, com certeza, qualquer evento com magnitude superior a 2 mR. Sendo assim, podemos afirmar que não foi registrado nenhum evento em Cachoeira nesse período com magnitude superior a 2. Se houve um terremoto, foi pequeno (baixa magnitude) e não foi possível registrá-lo.”
Fonte BNews