Regulamentadas pelo Governo Federal por meio das Portarias MJ nº 735 e 760, a redução do preço do diesel e as normas para sua implementação nos postos baianos serão discutidas pelo Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energia Alternativa e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia) e órgãos de fiscalização do estado, nesta sexta-feira (15/06), no Salão de Eventos da Churrascaria Los Pampas, em Feira de Santana.
Com a presença do superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Filipe Vieira, o encontro, coordenado pelo presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, será aberto à imprensa e contará com a participação dos revendedores baianos.
“A redução do diesel trouxe mudanças significativas para os revendedores e precisa ser debatida com a sociedade. Nós teremos boa vontade em cumprir as normas determinadas pelo governo, sobretudo se o restante da cadeia, como as distribuidoras, fizer o mesmo. Mas, se for preciso, iremos à Justiça, para impedir punições anunciadas pelo governo”, destacou Tannus.
Editadas em atendimento às reivindicações dos caminhoneiros, durante greve realizada entre 21 e 31 de maio deste ano, a Portaria Nº 735, de 1º de junho de 2018, determinou o repasse imediato da redução de preço no litro do diesel pelos postos revendedores, e a Portaria Nº 760, de 5 de junho de 2018, determinou a realização de ações fiscalizatórias dos Procons estaduais e municipais nos postos revendedores de combustíveis.
Fonte: Juliana Lopes