Cerca de 350 mulheres se cadastraram no Hospital Inácia Pinto dos Santo (Hospital da Mulher) para cirurgia das mamas gigantes. As candidatas selecionadas serão chamadas até novembro para a primeira triagem com o médico responsável pelo Programa Municipal de Tratamento de Gigantomastia, César Kelly. Posteriormente, elas receberão a visita do serviço social.
A cirurgia para redução das mamas é destinada exclusivamente para residentes em Feira de Santana. Não se trata de programa estético, mas de saúde pública. Esse cadastramento ocorreu entre os dias 28 a 30.
De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, os exames são totalmente custeados pela Prefeitura e as cirurgias das candidatas selecionadas ocorrem durante todo o ano. “O custeio é 100% da gestão municipal, através da Fundação Hospitalar”, afirma.
Ela destaca que 300 mulheres feirenses já foram contempladas, desde 2013, com a cirurgia reparadora das mamas através do Programa de Tratamento de Gigantomastia, que é realizado pelo Hospital da Mulher.
Fonte: Secom Feira de Santana