Uma mulher foi presa e 45 mil comprimidos do medicamento Triexifenid, anticolinérgico comercializado como Artane (cloridrato de triexifenid), foram apreendidos no início da noite de ontem (17) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a corporação, o flagrante ocorreu no Km 830 da BR-116, próximo a Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, quando a equipe de policiais abordou um ônibus interestadual que fazia a rota Rio de Janeiro (RJ) X Fortaleza (CE).
Durante a fiscalização, os policiais desconfiaram de uma passageira que demonstrou extremo nervosismo. Ao solicitar que a mulher, de 23 anos, apresentasse seus documentos e abrisse sua bagagem, a passageira indicou a sua mala, que possuía um cadeado com senha. A jovem tentou enganar os policiais afirmando não se recordar qual era a numeração do segredo, pois a mala era emprestada e pertencia a sua irmã.
Os policiais solicitaram que a jovem entrasse em contato com a irmã, que lhe informaria a senha. Após uma ligação, ela abriu o cadeado. A mala continha algumas peças de roupas e 09 sacos plásticos contendo comprimidos brancos, acondicionados dentro de uma caixa com uma etiqueta parcialmente removida, onde estava escrito “ARTANE 5m”.
Questionada pelos policiais, a passageira informou que se tratava do medicamento Artane, com dosagem de 5mg, conhecido no Ceará pelo nome de “Aranha”. Ela afirmou ainda que havia pago a quantia de R$ 20 mil pelo produto, com o objetivo de vender na capital cearense, e que cada comprimido pode ser vendido pelo valor de até 5 reais.
O Triexifenid, aplicado no tratamento de todas as formas de parkinsonismo, também é usado em festas rave e para o golpe “Boa Noite Cinderela”, pois suas propriedades geram indução de estados mentais alterados, como alucinações e delírios.
A mulher, que já tinha passagem por tráfico de drogas, foi presa e encaminhada com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária local.
Fonte Metro1