Oito cursos de graduação da Rede UniFTC se destacaram na pesquisa realizada pela startup Quero Educação sobre a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. A divulgação dos resultados aconteceu na última sexta, no site: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.
Receberam quatro estrelas, sendo cinco a avaliação máxima, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia do Centro Universitário UniFTC de Salvador (Paralela), os cursos de Educação Física e Psicologia do Centro Universitário de Feira de Santana, o curso de Administração do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, a graduação de Nutrição da Faculdade UniFTC de Jequié e o curso de Enfermagem da Unesulbahia, faculdade da Rede UniFTC localizada em Eunápolis.
O resultado, segundo a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da UniFTC Feira de Santana, é fruto de um movimento permanente em busca da formação profissional de qualidade. “Somos uma equipe movida pelo propósito de manter o nível de excelência do projeto pedagógico e assim buscar novos avanços”, destaca. Ela acredita que a avaliação reflete a missão e os valores da Instituição. Outros seis cursos do Centro Universitário receberam avaliação três estrelas: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Fisioterapia.
O Guia da Faculdade possui algumas etapas que precisam ser cumpridas pelas instituições de ensino que recebem o convite para fazer parte do Guia. A primeira delas é cadastrar para participar da avaliação e indicar todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. Em seguida, o coordenador do curso recebe e preenche um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco no projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Esses questionários são encaminhados para os avaliadores, cerca de 9 mil coordenadores e professores que atuam em faculdades, centros universitários e universidades do país, nas modalidades presencial e EAD, que se cadastraram previamente para atuar de forma voluntária na avaliação das instituições. Cada curso passa pelo crivo de seis avaliadores que atribuem nota entre 1 e 5.
A avaliação final de cada curso é o reflexo da soma entre o valor numérico adquirido no ano atual e o alcançado no ano anterior e convertido em estrelas, sendo três estrelas considerado um resultado bom; quatro estrelas, muito bom e cinco estrelas, excelente. Cursos com avaliação menor que 2,5 não são estrelados.
Para o Vice-presidente Acadêmico da Rede UniFTC, Ihanmark Damasceno, o resultado da avaliação é reflexo do comprometimento que a Instituição tem com o acadêmico e com a formação de seus alunos. “Estamos em um novo momento onde foi exigida uma adaptação rápida e assertiva das instituições de ensino do país e nós do Grupo UniFTC buscamos atender às necessidades do período sem abdicar da excelência do ensino. Esse reconhecimento é fruto do esforço e empenho de todos os envolvidos”, destaca.
Fonte: Madalena de Jesus