A Receita Federal deu início nesta quinta-feira (19) a uma operação em Salvador e Feira de Santana para apreender bonés falsificados, que usam marcas famosas sem a devida autorização. Foram apreendidos cerca de 5 mil bonés, com valor total de R$ 90 mil, de acordo com estimativa da Receita.
Os produtos falsificados foram identificados por meio de análise de risco realizada pelo setor de pesquisa, investigação e repressão, além de visita aos estabelecimentos que vendiam os produtos.
Com isso, a Receita vai aplicar pena de perdimento, por se tratar de mercadoria que tem entrada proibida no país. Todos os produtos apreendidos, por serem falsos, serão destruídos. O órgão também encaminhará para o Ministério Público Federal representação fiscal para fins penais.
Desde o início desse ano, a Receita apreendeu mais de 20 mil unidades de produtos falsificados em toda a Bahia. Eles são retirados do mercado para evitar a concorrência desleal com os locais que vendem produtos originais e também como proteção ao consumidor, que podem compra os falsificados como se fossem originais, podendo, inclusive, colocar a saúde em risco.
Fonte: Correio, com imagem divulgação/Receita