Quando o estoque de um banco de sangue está baixo, muitas são as consequências para a população. Desde cirurgias eletivas que deixam de ser feitas ou até mesmo a necessidade de transferência de um paciente para outra cidade. É este cenário que o Banco de Sangue do IHEF está tentando evitar com a campanha que está realizando em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, data celebrada nesta quarta (25).
De acordo com Josilda Brandão, enfermeira-coordenadora do IHEF Banco de Sangue, o objetivo da campanha é manter o estoque cheio, já que o final do ano é normalmente uma época em que o volume de doações costuma diminuir. “Para nós, é importante manter o estoque pois vamos ajudar a salvar todas as vidas, não vamos precisar escolher para quem vai o sangue”, afirma.
Além de realizar serviços de coleta e transfusão de sangue, o Banco de Sangue do IHEF abastece 56 hospitais do interior e todas as dez unidades de saúde hospitalar de Feira de Santana, entre hospitais públicos e privados, upas e policlínicas. O banco estima uma média mensal de 900 a 1000 doações por mês, sendo que cada doação pode ajudar até quatro pessoas.
Para doar
Para o doador, não há nenhum tipo de custo. Basta ir até a unidade de coleta, que funciona por ordem de chegada de acordo com a demanda, tomando as devidas precauções para não haver aglomeração em decorrência da pandemia.
O doador passa por uma triagem e breve entrevista para atestar que está em condições de doar. Ao todo, o processo inteiro dura em média 30 minutos. Após a coleta, o sangue só vai ser liberado para uso depois de três dias, que é o tempo para realização de alguns exames. Só então o material é liberado para a transfusão.
Depois de 10 dias, é possível receber uma carteirinha de doador juntos com os resultados dos exames que foram realizados no sangue.
Recomendações
Para doar é necessário que a pessoa preencha alguns requisitos, como ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar saudável, descansada e bem alimentada. Lembrando também de portar documento original com foto.
O Banco de Sangue do IHEF funciona na Av. Getúlio Vargas, 854, Ed. Medical Service, térreo, Centro, Feira de Santana, das 7h às 17h (não fecha para almoço).
Fonte: Juliana Vital