A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira, 12, a Operação Vernissage, apontada como 79ª Fase da Operação Lava Jato e que investiga a formação de uma organização criminosa para fraudar licitações mediante pagamento de propina a altos executivos da Petrobras e da Transpetro.
De acordo com o órgão, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Luís, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e São Paulo.
Há a suspeita de que os contratos celebrados pela Transpetro com algumas empresas teriam gerado, entre os anos de 2008 e 2014, o pagamento de mais de R$ 12 milhões em propinas pagos a este grupo criminoso. O diretor da subsidiária de 2003 a 2014 faria parte do esquema.
Ainda de acordo com a PF, após o recebimento desses valores, muitas vezes pagos em espécie, eram realizadas várias operações de lavagem de capitais para ocultar e dissimular a origem ilícita do dinheiro, especialmente, por meio de aquisição de obras de arte e transações imobiliárias.
Fonte: A Tarde Reprodução