Uma excelente notícia para os milhares de pacientes que enfrentam o tratamento contra o câncer em Feira de Santana: eles passam a contar a partir desta segunda-feira, 8, com o novo ‘acelerador linear de partículas’, um equipamento moderno que oferece alta precisão nas sessões de radioterapia, o que resulta num maior potencial de cura. Além disso, o aparelho permite aos médicos fazerem possíveis correções durante as sessões, ou seja, em tempo real. Ele também diminui consideravelmente os efeitos colaterais para o paciente.
O equipamento, adquirido pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, começou a utilizado esta segunda-feira, 8, pela equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon. Além de Salvador, Feira é o único município baiano a dispor do equipamento. Os pacientes passam, portanto, a contar com a mesma tecnologia oferecida na capital.
O primeiro paciente a ser submetido à sessão no novo acelerador está em tratamento de câncer de próstata. Em média, 120 pessoas de Feira e de mais de 70 municípios da macrorregião leste da Bahia são tratados diariamente com a radioterapia, na Unacon. A unidade adota todas as medidas de biosegurança para proteger os pacientes do contágio pela Covid-19.
De acordo com o radio-oncologista Gustavo Mota, da equipe médica, o equipamento não apenas oferece mais eficiência e agilidade no tratamento como também diminui consideravelmente os efeitos colaterais para o paciente. “Os benefícios para os nossos pacientes são muito bons. Estamos felizes por essa aquisição que representa chances muito mais altas de cura, aliadas obviamente ao diagnóstico precoce”, destaca o médico alertando, portanto, que os cuidados devem continuar.
O médico André Campana, que também é radio-oncologista da Unacon, observa ainda que o equipamento facilita também possíveis correções durante as sessões de radioterapia, em tempo real. “Isso nos dá mais certeza de que estamos oferecendo o melhor ao nosso paciente”, comemora Campana.
Na manhã do último sábado, 6, a Unacon reuniu os colaboradores para conhecer mais de perto as funcionalidades do aparelho. Dr. Gustavo Mota abordou o tema e outros profissionais tiraram dúvidas da equipe. O encontro contou com a participação de dezenas de colaboradores e médicos da Santa Casa.
Fonte: Linéia Fernandes