Após se livrar do rebaixamento, o Bahia chegou na última rodada ainda sonhando com uma vaga na Copa Sul-Americana e se despedindo do volante Gregore, que fazia sua última partida como jogador do Esquadrão. Para isso, tinha que vencer o Santos, na Fonta Nova, e torcer por um tropeço do Sport contra o Athletico-PR. Completo e determinado, o Esquadrão enfrentou um Alvinegro completamente reserva e venceu o Peixe por 2 a 0, com gols de Rossi e Alesson.
Na primeira etapa, rapidamente o Tricolor saiu na frente com um golaço de Rossi, e os dois times jogaram de forma aberta, proporcionando um belo primeiro tempo, onde o Tricolor saiu como vencedor.
Na segunda etapa, os dois times retornaram com o mesmo ímpeto, proporcionando lances perigosos, mas o Bahia mostrou sua força, dominou a partida, e no final fez o segundo gol com Alesson. Venceu e conquistou a vaga na Sul-Americana 2021.
PRIMEIRO TEMPO
Dentro de casa, o Bahia buscava mandar na partida, e logo aos 10′, Gilberto arriscou de longe, direto para fora, mas assustou o goleiro João Paulo.
Pressionando os visitantes, o Bahia chegou novamente com perigo, desta vez com Rossi, aos 11′, quando o atacante recebeu passe em profundidade, ficou cara a cara com João Paulo e chutou em cima do goleiro do Santos, que saiu muito bem do gol.
Só dava o Tricolor em campo, e aos 14′, o Bahia abriu o placar com um golaço de Rossi. Após cobrança de escanteio, atacante mandou um voleio sem chances para João Paulo, que se esticou todo, mas não evitou o gol do atacante.
Aos 21′, Nino recebeu lançamento em profundidade e tentou encobrir João Paulo, mas colocou muita força na bola, que foi por cima. Boa chance perdida pelo Bahia.
Tentando responder, o Santos chegou aos 23′, com Vinícius Balieiro, que com o gol aberto, chutou por cima. Boa chacne para o Peixe.
Dono da partida, o Esquadrão teve mais uma chance, aos 24′, com Gilberto. O atacante mandou uma bomba de fora da área, e a bola passou por cima do gol. Mais um lance de perigo para os donos da casa.
Aos 28′, Jean Mota cobrou falta de muito longe. A bola passou pela barreira, mas foi defendida com facilidade por Douglas.
Aos 32′, Fernando Pileggi cruzou da direita, e Bruno Marques, livre, colocou muita força no cabeceio, jogando a bola por cima da meta defendida por Douglas.Aos 34′, Matheus Bahia cruzou rasteiro e Gilberto finalizou. A bola passou muito perto do gol defendido por João Paulo. Quase o segundo do Bahia. Primeira etapa muito movimentada.
Aos 43′, Arthur Gomes fez bonita jogada individual pela esquerda e cruzou na área. Vinícius Balieiro ganhou no alto e cabeceou para o gol, obrigando uma grande defesa do goleiro do Bahia, que pouco havia trabalhado na partida.
SEGUNDO TEMPO
Buscando o empate, os meninos da vila toma as rédeas do início da segunda etapa, e logo aos 4′, Gabriel Pirani chutou de fora da área, mas mandou para fora, levando perigo.
Aos13, o Bahia mostrava que ainda mandava no jogo. Rossi cruzou rasteiro para Rodriguinho na entrada da área. Ele chutou forte, mas o goleiro do Santos fez grande defesa. No rebote, Rodriguinho tentou de novo, mas chutou travado.
Aos 20′, Rossi mais uma vez cruzou da intermediária, bola passou por Gilberto e chegou em Matheus Bahia, que mandou uma bomba para fora. Lance perigoso.
Aos 25′, Gilberto cobrou falta, e João Paulo fez mais uma ótima defesa. Que chute do atacante do Bahia.
Já nos acréscimos, aos 46′, Juninho Capixaba arrancou pela esquerda e tocou para Alesson finalizar para o gol vazio. 2 a 0 para o Bahia!
FICHA TÉCNICA
Bahia x Santos
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 25/02/2021 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Rafael Trombeta (ambos do PR)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Carlos Eduardo Nunes Braga e Diogo Carvalho Silva (Todos do RJ)
Gols: Rossi (BAH), Alesson (BAH)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia (Capixaba); Gregore, Patrick e Ronaldo (Ramon); Rodriguinho (Daniel), Rossi (Thiago) e Gilberto (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.
Santos: João Paulo; Fernando Pileggi (Gabriel Pirani), Luiz Felipe, Alex e Wagner Palha; Vinícius Balieiro, Sandry (Tailson) e Jean Mota (Ivonei); Angelo (Lucas Lourenço), Bruno Marques e Arthur Gomes. Técnico: Marcelo Fernandes.
Fonte: Galáticos Online