Uma mulher morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de San Martin, em Salvador, no sábado (29), enquanto aguardava regulação para uma unidade especializada para pacientes gestantes com Covid-19. Taise Santos da Conceição tinha 35 anos e estava grávida de sete meses quando deu entrada na unidade, na sexta-feira (28), com complicações causadas pela doença.
Ela teve uma parada cardíaca e foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi acionada quando a situação se agravou.
O médico Uenderson Araujo, que atendeu a ocorrência, explicou que, quando a equipe chegou à UPA, a mulher estava com o estado de saúde muito grave e em situação de insuficiência respiratória.
“Ontem eu fui chamado para uma ocorrência de paciente Covid positivo, uma gestante, para uma maternidade. Quando eu cheguei, encontrei a paciente em insuficiência respiratória. Ela estava saturando muito mal, mesmo utilizando oxigênio. Durante o atendimento, ela acabou precisando ser intubada por conta da gravidade”, disse.
O G1 entrou em contato com as secretarias de saúde do Município, responsável pela UPA de San Martin, e do Estado, responsável pela Central de Regulação, e aguarda um posicionamento.
O médico explicou que iniciou uma reanimação cardíaca na gestante e, como a situação piorou, foi necessário pedir apoio de outra equipe do Samu. O profissionais realizaram o parto cesáreo, de maneira urgente, para tentar salvar a vida do bebê. A mulher estava grávida de sete meses.
“Começamos a reanimação cardíaca e pedi o apoio de mais uma unidade do Samu. Fiz a cesárea durante a reanimação da paciente. Abri a barriga, tirei o bebê e consegui estabilizar o bebê. Enquanto isso, médicos da outra unidade estavam ajudando na reanimação da paciente. Consegui trazer o bebê e informei à chefia de plantão”, contou o médico, emocionado com o que havia presenciado”.
A mulher acabou não resistindo e morreu na Unidade de Pronto Atendimento. Ela foi sepultada na manhã deste domingo (30), no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador.
O bebê, uma menina que, segundo a mãe disse antes de morrer, se chamaria Maria Isabel, foi levada para a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
De acordo com os médicos, a recém-nascida foi intubada quando deu entrada na unidade, mas foi estabilizada. Não há informações sobre o atual estado de saúde da menina.
Fonte G1/Bahia