A Coordenação de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor-LD), da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap/Draco) deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Petróleo Real, de fiscalização e combate a fraudes nos postos de gasolina, no âmbito do estado da Bahia. A operação também aconteceu nos outros Estados da federação.
Na Bahia, foram vistoriados 20 postos de gasolina de Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas, do ponto de vista da qualidade do combustível, da validade dos produtos, da aferição das bombas de abastecimento, da transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações. No estado, foram autuados vários estabelecimentos por bombas irregulares, conforme explicou a delegada Márcia Pereira.
“Após as verificações feitas pelo Draco, autuamos postos de diversas bandeiras em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Houve lacração de bombas por irregularidades, todas elas administrativas. Houve irregularidades sobre bombas e aferição de combustível, mas nada de adulteração e nenhum ilícito criminal”, declarou.
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Além da Polícia Civil, participaram da vistoria Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Baiano de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Ibametro), Polícia Militar (PMBA) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Ascom-PC/Felipe Paranhos