Apesar do alto volume de reclamações, 1366 casos foram solucionados pelo Procon/FSA, por meio de audiências de conciliação, no primeiro semestre.
Segundo o superintendente Maurício Carvalho, empresas públicas prestadoras de serviços são o alvo dos consumidores. A campeã de reclamações é a Embasa, seguido da Coelba e operadoras de telefonia, com destaque para a Oi, além de planos de saúde.
“Tudo que tem a ver com relação de consumo. “Foi um semestre muito produtivo. Resolvemos 32% dos problemas mediando as partes envolvidas”, afirma. Nesse período foram 600 audiências de conciliação.
Carvalho destaca que o “corpo jurídico empenhado na preservação do Direito do Consumidor ajuda a desafogar o Poder Judiciário sobrecarregado de demandas”.
O Procon também presta orientações aos consumidores sobre as relações de consumo e na parte processual de encaminhamento, quando necessário, à justiça comum.
“Atuamos desde a fiscalização, o atendimento e a orientação processual jurídica”, explica Maurício.
O cidadão pode buscar atendimento (agendamento, denúncias) do órgão municipal via aplicativo ‘Procon Feira de Santana’ ou diretamente na sede – situada à rua Castro Alves, 635, Centro.
Fonte: Secom Feira de Santana