Dois amigos que moram em Feira de Santana, Antonio Jesus da Silva e Michel Nery, acreditam que as animações são bons recursos para contar histórias de heróis e heroínas baianos. Por acreditar nisso, desenvolveram juntos o curta “Maria Quitéria Honra e Glória”, lançado em 2020. Este ano, a dupla está tentando desenvolver a segunda parte da história e, para isso, lançaram uma campanha de financiamento coletivo.
Michel Nery nasceu em Feira de Santana e Antônio Jesus da Silva se mudou para a cidade baiana ainda criança, ele nasceu em São Paulo. O interesse por desenhos animados e histórias em quadrinhos conectou os dois, em 2005.
Para ele, o interesse por desenhos animados levou aos quadrinhos e, por fim, para as animações. Ele, como diretor, e Michel Nery como animador fundaram o Fire Studio Animation.
“Eu sou da geração que assistia desenho pela TV todas as manhãs e aquela tela era nosso portal pra o fantástico. Os desenhos animados estimularam minha imaginação até o ponto de começar a produzir, em 2005, histórias em quadrinhos”, lembra Antônio.
Ele conta que apesar de querer aprender sobre animações desde cedo, foi apenas em 2018 que conseguiu fazer alguns trabalhos mais elaborados.
“Era muito difícil ter informações a respeito, no interior da Bahia. Com o tempo, as informações se difundiram e, finalmente em 2018, começamos a fazer animações mais elaboradas. E aí resultou no lançamento do Maria Quitéria Honra e Glória, em julho de 2020”, explica.
Maria Quitéria Honra e Glória
O principal objetivo da dupla é contar a história de vida de Maria Quitéria, primeira mulher a se alistar em uma unidade militar no Brasil. Considerada a heroína da Independência do Brasil na Bahia (data celebrada no 2 de Julho), a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas.
Além disso, os amigos buscam contar a história para uma nova geração de baianos. “Queremos contar a história de figuras inspiradoras para uma nova geração que vive com telas nas mãos. Achamos que esse histórico precisaria chegar através da mídia que eles consomem”, explica o diretor.
Com objetivo de lançar o filme em 2 de Julho de 2022, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, a campanha de financiamento coletivo está aberta e segue até 31 de agosto de 2021. O objetivo é arrecadar R$ 30 mil e trabalhar com uma equipe inteiramente de Feira de Santana. É possível fazer colaborações a partir de R$ 10.
Fonte G1/Bahia