Desde o início da pandemia, o Sebrae realizou diversas ações de suporte ao empreendedorismo na região de Feira de Santana, contribuindo com os seus serviços para o crescimento e inovações do setor econômico. O último balanço feito pela instituição mostra que, de janeiro a junho deste ano, cerca de 5 mil empreendedores foram atendidos diretamente pelo Sebrae em Feira de Santana.
Dentre as atividades realizadas, que ocorrem a distância e também de forma presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária, estão capacitações, consultorias, orientação/atendimento empresarial, além do apoio às políticas públicas das mais de 70 cidades atendidas pela unidade regional.
Nesse primeiro semestre, o Sebrae firmou parceria para implantação do programa Cidade Empreendedora em oito municípios da região. Além disso, foram realizadas ações no setor do agronegócio (Seminários Rurais e consultoria de inovação), seminários Empretec e Encontro da Mulher.
O Sebrae em Feira de Santana realizou ainda ações com os segmentos de moda, indústria da panificação, cervejas especiais, startups, bares e restaurantes. As consultorias em inovação incluíram soluções para novos produtos para indústria e redução de desperdício. A instituição ofereceu também orientação aos pequenos negócios e apoiou o lançamento do NAC – Núcleo de apoio ao crédito.
“Os principais conteúdos trabalhados nesses atendimentos têm como foco o empreendedorismo, num campo que engloba desde o planejamento até a gestão nas diferentes áreas da empresa”, ressalta o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis.
O maior destaque, segundo Isailton, foi a atuação do Sebrae com produtos de inovação. “Para consultorias na área de inovação, os empreendedores tiveram subsídio de até 85%. Aplicamos cerca de R$ 1 milhão em soluções nessa área”, afirma.
Para o segundo, a expectativa é a retomada de eventos presenciais. Há cinco turmas do seminário Empretec previstas para os próximos meses, além do lançamento do programa Visita Técnica Sebrae. “Queremos realizar ações de apoio à retomada econômica na região. Firmamos parceria com 13 municípios para realizar essas ações”, conclui.
Agência Sebrae de Notícias Bahia Juliana Vital