O primeiro azeite de oliva produzido na Bahia, a partir de azeitonas cultivadas em Rio de Contas, cidade que fica na Chapada Diamantina, conquistou um prêmio internacional. O azeite foi prensado pela primeira vez este ano, como foi exibido no Bahia Rural, com exclusividade, em fevereiro.
O produto ganhou medalha de ouro em um dos concursos mais importantes do segmento realizado em Paris, na França, o Olio Nuovo – Bests of the Southern Hemisphere [Melhores do hemisfério sul]. O azeite de Rio de Contas foi avaliado por alguns dos melhores especialistas do mundo e concorreu com outros produzidos em diversos países do hemisfério sul.
“É um concurso onde o sensorial é o que mais se destaca. E, pra gente, é uma enorme surpresa porque o sensorial deste azeite é muito diferente. Tem esse gosto de cacau, de banana madura, é um gosto tropical. É diferente mesmo, tem que ir pra Paris, e a gente foi sem acreditar. É um concurso extremamente prestigioso de culinária de alto nível, respondendo a essas demandas da grande culinária francesa, né, enfim, do mundo, e pouquíssimos vencedores…e a gente está entre eles”, disse o produtor rural, Christophe Chinchilla.
Fonte G1/Bahia