O problema da Segurança Pública no estado da Bahia causa outro preocupante dado. De acordo com um estudo divulgado nesta semana pela Rede de Observatórios da Segurança, nos últimos dois anos, a Bahia teve o segundo maior índice de homicídios de crianças entre os estados monitorados pela Rede.
A Bahia ainda lidera o índice de agressões físicas a crianças em todo o Nordeste e é o estado da região com mais casos de violência sexual. Os dados integram o boletim Infância Interrompida: números da violência contra crianças e adolescentes da Rede de Observatórios da Segurança.
De acordo com o boletim, foram relatados 1473 eventos ou um registro a cada 12h, entre casos de violência letal, sexual e institucional, monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança em dois anos. O órgão responsável pelo estudo ainda aponta os familiares como os principais agressores.
Um outro recorte dos estudos aponta que em todos os estados monitorados, as crianças que mais sofrem homicídios são em geral do sexo feminino e entre os que têm registro de raça, a maior parte é negra.
O levantamento, que apresenta dados de junho de 2019 a maio de 2021, foi feito pelas pesquisadoras da Rede em cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: ATarde