A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec) homenageou artistas e colaboradores da ciência e cultura feirense nesta sexta-feira, 5 – Dia Nacional da Cultura. A solenidade foi realizada no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
Em palestra, o professor Josué Melo citou Feira de Santana como uma cidade que “tem sede de inovação, e se encaminha para um futuro mais científico e tecnológico“.
Entre os homenageados, a estilista e costureira Flávia Sacramento agradeceu a consideração e destacou a importância do evento. “A cultura feirense precisa ser mais cuidada, essas intervenções são importantes para nos dar visibilidade, pois a luta da nossa categoria é constante”, pontuou.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, esteve representando o prefeito Colbert Martins Filho, e destacou a importância da categoria para a sociedade feirense.
“Parabenizo a todos os criadores de arte e cultura aqui presentes e destaco que devemos fomentar cada vez mais expressões artísticas no próximo ano”, frisou o secretário.
Segundo o presidente da Funtitec, Antônio Carlos Coelho, a programação marca a retomada de eventos presenciais da autarquia e enfatizou que as atividades “viabilizam a multiplicidade artística, cultural e científica do município”.
ARTE DE VIVER
Ainda cumprindo a programação do Dia Nacional da Cultura, a Funtitec retomou as atividades do programa Arte de Viver. Nesta quinta-feira, 4, o Teatro Municipal Margarida Ribeiro recebeu as pequenas alunas para uma apresentação de balé.
A plateia ficou encantada e animada desde a primeira nota musical. Seja no ritmo do swing jazz, balé clássico ou pelas batidas do axé, da dança popular.
A avó da pequena Alice Souza, 10 anos, Maria Isabel Souza, acompanhou a apresentação e agradeceu ao programa pelo desenvolvimento de sua neta. “Desde pequenininha ela apresenta no teatro e cada apresentação é uma emoção pra gente. Ela também faz parte do balé é muito gratificante vê-la evoluindo”, afirma.
Segundo o bailarino coreógrafo, Adauto Silva, a emoção descreve o momento de retomada aos palcos. “Depois de quase dois anos de pandemia, é uma emoção inenarrável. Graças à vacinação estamos tendo a chance de estar, outra vez, na casa onde a cultura respira”, descreveu o bailarino.
A partir desta segunda-feira, 8, as matrículas serão abertas para novos alunos. Quem tiver interesse pode fazer a inscrição no Teatro Maestro Miro. O programa oferece aulas de dança, teatro, artes plásticas, capoeira e música.
Fonte: Secom Feira de Santana