O prefeito Colbert Filho abriu o XI Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social que reuniu cerca de 400 participantes, entre gestores e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nesta terça-feira, 23.
O gestor considerou o evento importante diante do momento que o país atravessa e os desafios que estão sendo vencidos com a política de assistência nacional, citando o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil e o novo auxílio-gás.
“Uma reunião de gestores significa a participação direta dos municípios no fomento de políticas públicas”, disse Colbert enfatizando que em Feira de Santana tem mais de 43 mil famílias assistidas por programas sociais.
Ediana Dourado, presidente do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social), afirma que o encontro é “um marco histórico para a assistência social do estado, pois reúne todos os atores que participam diretamente, como a sociedade civil organizada, poder público, trabalhadores e militantes da área para debater e fortalecer a política pública de direito do cidadão e dever do estado”.
Ainda segundo a presidente da entidade, durante o encontro será debatido a transição do Bolsa Família para o novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, com representantes do Ministério da Cidadania e as coordenações estaduais.
O objetivo do encontro é debater a responsabilidade dos entes federados (União, Estado e Municípios) na garantia do financiamento de políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social e seus impactos na proteção das famílias, tema central do evento. O encontro segue ainda nesta quarta-feira, 24, no Auditório Central da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).
“Esse é um improtante momento para Feira de Santana”, observou Antônio Carlos Borges Júnior, o gestor da pasta no município.
O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, frisou que o evento é fundamental para entender a força do SUAS e o seu financiamento.
Conforme o secretário do CadÚnico, Tercio Brandão, a visita a Feira de Santana servirá ainda para visitar pontos de cadastramento, observar o funcionamento desta operação, conhecendo de perto a realidade no país.
Estiveram presentes Robson Tuma, secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania; Maria Yvelônia dos Santos, secretária nacional de Assistência Social; além dos secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho; de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio; de Governo, Denilton Brito e vereadores.
Fonte Secom Feira de Santana