A chegada de 2022 em Salvador foi marcada pela queima de fogos de artifício em 21 locais estratégicos, que não foram divulgados previamente para evitar aglomeração por causa da pandemia da Covid-19 e do surto da gripe. O show pirotécnico foi transmitido pela internet.
Entre os locais escolhidos estavam a Praça Dois de Julho, no bairro do Campo Grande; a Lagoa do Abaeté, em Itapuã; a Praça Dendezeiros, no Bonfim; e o bairro de Ondina.
Na Praça Dois de Julho, a queima de fogos durou cerca de oito minutos. No local, funciona a Vila de Natal, que se tornou um dos pontos turísticos deste fim de ano na capital.
A decoração de Natal da Praça do Campo Grande foi inaugurada em 23 de novembro e conta com homenagens a profissionais de saúde e vítimas da Covid-19. O tema deste ano é “Luz para Recomeçar”.
O espaço poderá ser visitado até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento pela internet. O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa é de até 50 minutos.
De acordo com a prefeitura de Salvador, o site de agendamento foi redesenhado para atender também as pessoas com deficiência. Além disso, a Praça do Campo Grande passa a contar com monitores para guiar os cegos, peças com descritivos em braile, além de equipe treinada em libras.
A decoração natalina conta com cerca de sete milhões de lâmpadas sustentáveis de LED e reúne opções de lazer para o público e uma estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.
Pontos de queima de fogos na capital baiana:
- Abaeté
- Bairro da Paz
- Bonfim
- Cajazeiras
- Campo Grande
- Canabrava
- Cassange
- Castelo Branco
- Fazenda Coutos
- Imbuí
- Mata Escura
- Ondina
- Paripe
- Parque da Cidade
- Patamares
- Pernambués
- Pirajá
- Plataforma
- Sussuarana
- Valéria
- Vila Laura
Fonte G1/Bahia