Oito projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI são finalistas da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a feira será realizada entre os dias 14 e 26 de março, em formato virtual.
“A participação da Escola SESI na Febrace vem crescendo ao longo do tempo. Neste ano, além de termos mais projetos finalistas, temos projetos desenvolvidos por estudantes de escolas da capital e do interior do estado. Isso é resultado do nosso programa de Iniciação Científica, que inclui alunos de diferentes regiões da Bahia”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.
Os projetos finalistas são nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. No total, 15 estudantes que participam do programa de Iniciação Científica nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista vão participar da feira científica apresentando os projetos.
O programa de Iniciação Científica é um dos diferenciais do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação e tem como objetivo incentivar o interesse pela pesquisa, fazendo com que os alunos aprofundem o conhecimento em suas áreas de interesse. Aproximadamente 500 estudantes participam do programa, em escolas da capital e do interior. E este número vai aumentar em 2022, com a extensão do programa para estudantes do ensino fundamental. A perspectiva é criar cerca de 15 novos grupos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento: ciências da natureza; engenharia, matemática e tecnologia; ciências humanas e linguagens.
Projetos finalistas na FEBRACE:
Escola SESI Ignez Pitta de Almeida – Barreiras
Projeto: PASTILHA FILTRANTE DE MORINGA OLEÍFERA
Estudantes: Maria Eduarda Prates Brandão, Ana Luiza Nogueira Oshiro e Sarah Fernandes de Oliveira
Coorientadora: Felina Kelly Marques Bulhões
Escola Sesi José Carvalho – Feira de Santana
Projeto: ANTIOXIDANTE PARA O TRATAMENTO DA CATARATA
Estudante: Marla Dias Silva
Orientadora: Ana Lúcia Vilaronga Barreto
Coorientador: Marcus Aurélio Campos Silva
Projeto: COMO EXTRAIR O OURO DO LIXO ELETRÔNICO DE MANEIRA MAIS EFICAZ E CONSCIENTE
Estudantes: Astor Rodrigues Minho Souza e Luiz Henrique Leite dos Santos
Orientadora: Ana Lúcia Vilaronga Barreto
Coorientador: Marcus Aurélio Campos Silva
Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Projeto: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TENSOATIVO, LARVICIDA E ANTIBACTERIANO DOS EXTRATOS VEGETAIS DA FOLHA DO ARAÇAZEIRO (PSIDIUM SP.) NO COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM RECIPIENTES DE ÁGUA PARADA.
Estudante: Felipe Silva Sacramento
Orientadora: Jamile da Cruz Caldas
Coorientador: Marcelo Barroso Barreto
Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
Projeto: COSMETOLOGIA VERDE
Estudantes: Leonardo Simões Bispo, Laryssa Fortuna Nogueira e Gabriel Sapucaia Carvalho
Orientadora: Carolina Costa Freitas Alcântara
Coorientador: Lorena Brito Góes Vieira
Projeto: ESTUDANTE APOIA ESTUDANTE: USO DE UMA REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Estudantes: Lays Verena Silva de Santana e Maria Antônia Queiroz Barbosa de Andrade
Orientadora: Carolina Costa Freitas Alcântara
Coorientadora: Lorena Brito Góes Vieira
Escola SESI Anísio Teixeira – Vitória da Conquista
Projeto: ANÁLISE DA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO VISANDO A INSERÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Estudante: Thainá de Deus Lima
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Projeto: VITAL BRAZIL E A PESTE BUBÔNICA: ASPECTOS DA IMUNOLOGIA PAULISTA (1899- 1912)
Estudantes: Ana Clara Pinheiro de Almeida e Mariana Santos Oliveira
Orientador: José Pacheco dos Santos Júnior
Fonte: Assessoria de Comunicação