Feira de Santana foi convidada a participar do Festival Internacional de Cinema: Finisterra Brasil Afrobarroco, que será realizado em Cachoeira (BA) entre os dias 20 e 24 de abril. Para tratar da organização do evento, o secretário municipal de Cultura, Jairo Carneiro Filho, esteve presente à reunião na última segunda-feira, 7.
“O município apesar de não estar localizado no Recôncavo, mas na região próxima sendo vizinho a Cachoeira, somos dotados também de expressiva riqueza cultural. Desta forma, demonstramos o nosso interesse em fazer o intercâmbio com outras cidades, levando o que produzimos para esse evento internacional”, afirmou o gestor da pasta.
Jairo Filho destaca a Filarmônica 25 de Março, o samba de roda da Quixabeira da Matinha, a capoeira, grupos agros e reggae, a micareta – primeira do Brasil, e o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
“Além disso, a nossa logística favorável. Temos um aeroporto próximo ao Recôncavo, uma central de abastecimento que está sendo construída no distrito de Humildes e que dará apoio aos agricultores de toda a região e o lago de Pedra do Cavalo, onde pretendemos fomentar o esporte e o turismo ecológico”, citou Jairo Filho.
Também estiveram presentes à reunião representando o segmento cultural de Feira, o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, professor e fotógrafo José Ângelo Leite Pinto; Maria de Lourdes Santana, coordenadora do Núcleo Cultural e Educacional Quilombola Odungê, Arestides Lopes Maltez Júnior, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana.
Fonte Metro1