Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram empossados na manhã desta sexta-feira, 27, pelo prefeito Colbert Martins Filho, para o biênio 2018/2019. Liliane Carvalho Pacheco foi eleita presidente.
A gestão é compartilhada. Metade dos 16 membros é indicada pelo governo e a outra parte é eleita entre a sociedade civil organizada, com trabalho neste setor.
O Conselho é um órgão ou instância colegiada de caráter deliberativo, formulador e normalizador das políticas públicas, controlador das ações, de composição paritária e articulador das iniciativas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Melhorar ainda mais o serviço
Colbert Martins Filho destacou a importância do trabalho realizado pelo Conselho e pontuou a necessidade de se integrar com a sociedade para melhorar ainda mais o serviço que vem sendo prestado. “Os resultados são melhores quando há a participação da sociedade”, destaca o prefeito.
O prefeito pediu que os novos conselheiros sejam ágeis na aplicação dos recursos disponíveis no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Apenas se gasta estes recursos com autorização da sociedade”, enfatiza.
Avanços na prestação dos serviços
O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, disse que as ações desenvolvidas neste setor em Feira são referência na Bahia e vê avanços importantes na prestação deste serviço, principalmente na aplicação dos recursos, realizado dentro da lei. “Temos que priorizar as chamadas públicas de aplicação destes recursos”.
Muitas ações desenvolvidas
O vereador Cadmiel Pereira disse que Feira de Santana é um dos poucos municípios que pode se orgulhar do trabalho realizado pelo CMDCA. “São muitas as ações desenvolvidas”, destaca.
O chefe de Gabinete do Prefeito, Mário Borges, também esteve presente à cerimônia, realizada na sala de reuniões da Prefeitura.