Mesmo sendo conhecido pelos recorrentes ataques à Rede Globo, o governo de Jair Bolsonaro (PL) praticamente dobrou o gasto com publicidade na emissora quando comparados os períodos entre janeiro e junho de 2021 e 2022.
De acordo com levantamento realizado pelo portal UOL, entre 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já no mesmo período de 2022, a Globo recebeu R$ 11,4 milhões, o que significa um aumento de 43%. Os dados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Além do valor, houve mudança também no perfil das publicidade. Em 2021, o governo havia comprado 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas 10 para materiais categorizados como institucionais. Já em 2022, foram 72 campanhas institucionais – o que representa um crescimento de 86% neste tipo de publicidade -, e apenas 2 de utilidade pública – ou seja, 92% a menos deste tipo de publicidade.
O valor investido em publicidade na Rede Globo em 2022 representa 42% do total destinado à compra de espaço publicitário na emissora durante o Governo Bolsonaro. Considerando o período entre 1° de janeiro e 21 de junho dos quatro anos de mandato do presidente, R$ 27,5 milhões foram destinados à emissora por publicidade.
Fonte Metro1