O mês de enfrentamento das hepatites virais, Julho Amarelo, será marcado por ações de vacinação e testes rápidos. Durante o período, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana vai intensificar a oferta e ações de educação sobre a importância do diagnóstico precoce e formas de prevenção.
A vacina contra as hepatites A (somente para crianças) e B são ofertadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C serão ofertados no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), o exame é descentralizado, sendo possível ser realizado nas unidades de saúde.
“A transmissão da hepatite pode ser evitada com atitudes simples. Como não compartilhar objetos perfurocortantes, seringas, lâminas de barbear, alicates não esterilizados e evitar relações sexuais desprotegidas. Também existe a transmissão vertical, quando passa de mãe para filho durante a gravidez. É uma doença silenciosa e muitas pessoas convivem com a infecção sem saber”, explica a enfermeira referência técnica, Telma Nandiara.
Feira de Santana, através das orientações do Ministério da Saúde, pretende erradicar a doença no município até 2030.
HEPATITE
A hepatite é uma infecção que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Aproximadamente 2 mil pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no CSE. Eles são cadastrados e têm acesso à acompanhamento e medicamentos.
Fonte: Secom Feira de Santana