Feira de Santana promove o 6º Encontro Moviafro de Mulheres Negras entre dias 20 e 25. A iniciativa é em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – comemorados em 25 de julho.
Segundo a psicóloga e coordenadora do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras, Suellen Cardoso, o encontro tem o objetivo de abrir discussões sobre a relação entre a mulher negra e o poder, apresentando dados sobre a representatividade negra feminina em cargos e posições importantes.
Ainda serão abordados assuntos gerais, como Saúde, segurança, Educação, Cultura e Política. Idealizado em 2017, o núcleo é formado por mulheres negras profissionais das mais diversas áreas, alunas de universidades e escolas públicas e privadas, bem como comerciantes, funcionárias públicas, autônomas e muitas que ainda buscam colocação no mercado de trabalho.
Mesa Tereza de Benguela
A mesa Tereza de Benguela é composta por personalidades negras femininas de Feira de Santana, de outros municípios e estados. Anualmente o encontro homenageia uma das convidadas.
Nesta edição, a coreógrafa, professora de dança, atriz, percussionista, ativista social e cultural, Carmen Silva será homenageada. Negra Carmen, como também é conhecida além de ser uma referência viva para meninas e mulheres negras, é a pioneira na realização de ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha através do Coletivo Olhares Negros o qual é uma das fundadoras.
Julho das Pretas
O evento está inserido na agenda Julho das Pretas do Odara Instituto da Mulher Negra. A programação completa e orientações de como participar do encontro está no link (https://moviafro.blogspot.com/2022/07/nucleo-de-mulheres-negras-realizam.html). Serão oferecidos certificados com carga horária para as participantes nas rodas de conversas.
Fonte: Secom Feira de Santana