A Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de micro e pequenas empresas, ocupando o primeiro lugar na região Nordeste e o sexto em todo o país.
Segundo dados do Sebrae, no primeiro semestre de 2022, as empresas de pequeno porte foram responsáveis pela criação de 66,8% dos empregos gerados no estado.
A gerente adjunto da unidade de gestão estratégica do Sebrae Bahia, Israel Ribeiro, explica as razões por trás do aumento no volume de micro e pequenas empresas.
“Nós tivemos uma crise provocada pela Covid-19, essa crise foi acompanhada do isolamento social, autorização apenas do funcionamento dos empreendimentos que fossem dos serviços essenciais, enquanto outros empreendimentos foram obrigados a fechar ou evitar circulação de clientes. Então, você começa um processo de imunização e começa uma abertura gradual da economia, e com isso aumenta a confiança em empreender”, explica.
De acordo com a gerente do Sebrae, a facilitação do cadastro como microempreendedor individual faz com que essa modalidade represente a maioria das micro e pequenas empresas cadastradas.
“Os empreendimentos de micro e pequenas empresas, eles precisam de capital muito menor, do que você abrir um empreendimento de médio e grande porte. Com isso você tem, nesse universo de micro e pequena empresa, mais de 60% sendo empreendedores individuais, não só pela necessidade do baixo investimento, como também pela facilitação da abertura desse empreendimento, que você pode fazer pela internet”, pontua.
Isabel ressalta que o Sebrae oferece diversas iniciativas para dar suporte ao empreendedor.
“A gente tem diversos cursos, que são oferecidos de forma online, palestras…e que a gente tem também nossos pontos de atendimento presencial, onde essas pessoas podem buscar os nossos atendentes, que podem prestar consultoria. Eu acho muito importante que quando a pessoa pensar em colocar um empreendimento, consulte o Sebrae. Porque o Sebrae pode orientar a descobrir, por exemplo, a sua vocação empresarial, auxiliar a pessoa fazer um estudo de mercado e a fazer um plano de negócio”, diz.
Ainda segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, quase 12 mil novas micro e pequenas empresas foram abertas na Bahia em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.
Fonte: Ibahia