Bahia e Vila Nova se enfrentaram na tarde deste sábado (22), em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Tricolor saiu atrás no início da segunda etapa após gol de Neto Pessoa, o empate aconteceu com o atacante Davó.
Com o empate em 1 a 1, o Bahia chegou aos 58 pontos e adiou o acesso para a Série A. O Tricolor precisava vencer o Vila Nova para voltar à elite do futebol brasileiro, já que os resultados da rodada ajudaram.
O Bahia segue na terceira colocação pelo menos até o próximo domingo (23), quando o Grêmio entra em campo diante do Náutico e pode acabar a rodada no segundo lugar.
Para garantir de vez o acesso, o Tricolor precisa vencer o Guarani na próxima sexta-feira (28), às 19h. O duelo será realizado novamente na Arena Fonte Nova.
Neste sábado, a torcida do Bahia voltou a fazer história e quebrou o recorde de público da Arena Fonte Nova, com mais de 48 mil presentes.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com pressão do Bahia. Aos nove minutos, após jogada de Luiz Otávio, o árbitro marcou pênalti para o Tricolor, mas após consulta do VAR, a decisão foi anulada.
Aos 21 minutos, Jacaré finalizou de fora da área e o goleiro Tony fez grande defesa. Três minutos depois, o atacante recebeu com liberdade, mas chutou de primeira e a bola passou longe do gol. Aos 26′, Goulart recebeu cruzamento e tocou fraco.
Aos 46 minutos, Luiz Henrique aproveitou sobra na área do Vila Nova e chutou forte, para mais uma boa participação do goleiro Tony, que salvou a equipe. A primeira etapa terminou sem grandes emoções.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa já começou com um susto para a torcida do Tricolor. Logo no primeiro minuto, Neto Pessoa aproveitou cruzamento e acertou bela finalização de cabeça para colocar os visitantes em vantagem.
Com o apoio da torcida e as mudanças do técnico Eduardo Barroca, o Bahia cresceu no jogo. Aos 16′, após cruzamento na área, Rodallega cabeceou livre e a bola passou perto da meta defendida por Tony. O empate aconteceu aos 22 minutos. Daniel levantou a bola na área, Ignácio ajeitou de cabeça e Davó empurrou para as redes, deixando tudo igual.
Os resultados da rodada ajudaram o Tricolor, que precisava de apenas um gol para conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Aos 40′, Mugni finalizou de fora da área e a bola saiu em escanteio. Na cobrança, Ignácio desviou e o goleiro Tony defendeu.
Aos 50′, Davó recebeu na entrada da área, tirou da marcação e acertou a trave num belo chute. No lance seguinte, Marco Antônio chutou para fora.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Vila Nova
Série B – 36ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 22/10/2022 (sábado)
Horário: 16h30
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões Amarelos: Luiz Henrique, Daniel (BAH); Alex Silva, Arthur Rezende, Dentinho e Hugo Cabral (VIL)
Gols: Davó (BAH); Neto Pessoa (Vila)
Público: 48.851 total
Renda R$ 1.389.528,00
Bahia: Mateus Claus; Marcinho (André), Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (Copete); Patrick (Rodallega), Mugni e Daniel; Caio Vidal (Davó), Vitor Jacaré e Ricardo Goulart (Marco Antônio). Técnico: Eduardo Barroca.
Vila Nova: Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano e Willian Formiga (Railan); Ralf, Arthur Rezende (Jean) e Matheuzinho (Jordan); Dentinho (Diego Tavares), Neto Pessoa e Kaio Nunes (Hugo Cabral). Técnico: Allan Aal.
Fonte: Galáticos Online