A Receita Federal – RFB alerta sobre a existência de uma página na Internet que simula o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição. A página utiliza o logotipo do órgão e, mesmo sendo visualmente parecida com a original, é falsa e, dessa forma, não é uma fonte confiável de informação.
A Receita Federal realiza leilões de mercadorias apreendidas ou abandonadas por meio do Sistema de Leilão Eletrônico. Para ter acesso às informações sobre leilões, o interessado pode digitar, no seu navegador de Internet, o seguinte endereço: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/leilao .
Se você está interessado em participar do leilão, acesse o Portal e-CAC utilizando um Certificado Digital, e clique na opção “Participar de Leilão Eletrônico da Receita Federal”.
Para simplificar os procedimentos, reduzir custos e ampliar a competitividade, a segurança e a transparência das licitações, foi implantado o Sistema de Leilão Eletrônico, desenvolvido exclusivamente para a realização de leilões de mercadorias apreendidas pela Receita Federal. Esse sistema também permite a realização de leilões de bens patrimoniais inservíveis da RFB.
Os produtos levados a leilão podem ter origem em apreensões efetuadas pela Receita Federal nas ações de combate ao contrabando e ao descaminho, ou podem se tratar de bens ociosos, inservíveis ou de recuperação antieconômica, pertencentes à RFB.
Esse sistema recebe propostas de valor de compra e lances de pessoas físicas e jurídicas. São usados recursos de criptografia e de autenticação, e o fato de todos os procedimentos efetuados no sistema serem “logados”, é garantida a segurança na licitação.
Qualquer pessoa poderá consultar os Editais e os relatórios dos leilões, bem como acompanhar, no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e em tempo real, a Sessão Pública de Lances, sem a necessidade de certificação digital.
Para mais informações sobre o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal consulte o Manual do Licitante, clicando aqui .
Consulte também, no Guia Rápido, as dicas para participar do Leilão Eletrônico de mercadorias apreendidas da Receita Federal.
Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana