Verão chegando, Copa do Mundo, festejos e confraternizações à vista. A campanha Movimenta Bahia, realizada pelo Sebrae, associações comerciais, CDLs e sindicatos, com apoio da Faceb, FCDL e Fecomércio-BA, convoca as pessoas a participarem de um movimento que já está acontecendo em mais de 70 cidades baianas para incentivar o consumo e reaquecer a economia no estado, nos municípios e nos bairros. Juntas, as entidades estão incentivando empresárias e empresários de pequenos negócios a correr atrás do que é preciso para ter sucesso, caprichar nos produtos, nos serviços, no atendimento, nas estratégias de vendas. A ideia é valorizar a produção local para vender mais e fazer a economia girar.
“Empresa parada não vai pra frente!”, esse é um dos motes da campanha e é sinal de que essa movimentação é necessária para o pequeno negócio ter resultados, principalmente, aproveitando um dos melhores momentos da economia, segundo especialistas, para vender.
Esses empreendimentos representam a força motriz das economias baiana e nacional. Mais de 90% das empresas registradas na Bahia são de micro e pequeno porte, respondendo por 27% do PIB baiano. São também responsáveis por mais da metade dos empregos formais no estado. Já são mais de 1 milhão de micro e pequenos negócios na Bahia, incluindo Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI).
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressalta que a mobilização é mais um esforço da instituição em evidenciar a importância dos pequenos negócios para a economia. “Temos a missão de fornecer as ferramentas e desenvolver as soluções necessárias para tornar os empreendimentos mais competitivos e sustentáveis. Com o Movimenta Bahia, reforçamos essa missão, buscando nos empenhar para que as empreendedoras e os empreendedores do nosso estado possam seguir no caminho do crescimento e do desenvolvimento”.
Para o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, essa campanha evidencia a força da representação empresarial do comércio na Bahia ao unir as três federações deste segmento produtivo e o Sebrae. “É com muita expectativa e otimismo que a Fecomércio-BA e seus sindicatos filiados no interior participam da etapa Municípios da campanha Movimenta Bahia. Esta iniciativa do Sebrae não poderia ter chegado em melhor hora, estamos apostando num bom resultado de vendas, devido à junção Black Friday, Copa do Mundo, culminando na mais importante data do calendário do varejo, que é o Natal”, diz Fernandes.
O presidente da Faceb, Cloves Cedraz, corrobora a mesma percepção sobre a Movimenta Bahia. “Essa é uma campanha que vem em boa hora e demonstra a sensibilidade do Sebrae sobre a importância desse estímulo ao comércio neste momento de retomada da economia. É uma iniciativa que não só estimula o consumo, mas faz o comércio e os empresários também se sentirem parte dessa retomada, acreditarem que é possível. O resultado dessa mobilização conjunta, tenho certeza, será imediato”, afirma Cedraz.
Para o diretor executivo da FCDL Bahia, Carlos Machado, como a maioria dos empregos e da renda gerados no estado vem dos pequenos negócios, “esta ação entende essa importância e canaliza esforços para a economia girar, movimentando o bairro, a comunidade, o município e as organizações locais. A campanha mira tanto o reforço estrutural do negócio com apoio em gestão, finanças e novas ideias, além de apresentar nesse período uma excelente campanha de mídia que beneficiará empresas e consumidores, fortalecendo o comércio de bens e serviços da Bahia”, conclui.
Fonte: Juliana Vital