A cidade de Feira de Santana, conhecida como a “Princesinha do Sertão”, tem histórias marcantes com Edson Arantes Nascimento, o Pelé. O maior jogador de futebol do mundo morreu na quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo.
O município homenageou o Rei Pelé com o nome de uma rua, em 1970, quando o maior jogador de futebol do mundo, conquistou o tricampeonato com a Seleção Brasileira.
Em 1975, Edson Arantes do Nascimento esteve em Feira de Santana. Foi durante uma partida entre Santos e Fluminense de Feira, time local conhecido como “Touro do Sertão”.
A partida foi um marco histórico para Feira de Santana e para o estádio Joia da Princesa que esteve lotado.
Na Bahia, Pelé jogou mais de 20 vezes
Do início da carreira, em 1956, até a última partida, pelo Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977, Pelé jogou na Bahia 21 vezes oficialmente (a partida no Joia da Princesa não é contabilizada). As partidas foram disputadas com as camisas do Santos, Seleção Paulista e Seleção Brasileira.
Ao todo, o Rei venceu 13 jogos, empatou cinco, perdeu apenas três e fez sete gols. O Bahia foi a maior vítima, derrotado oito vezes. Contra o Vitória, Pelé jogou duas vezes, foi derrotados nos dois jogos e não balançou as redes.
Dos 21 jogos considerados que Pelé fez na Bahia, 19 foram na Fonte Nova. Os únicos que não aconteceram no estádio foram disputados em Ilhéus, no sul do estado.
Fonte g1/Bahia